terça-feira, 8 de dezembro de 2009

ENCONTRO DE ARTE DE MATRZ AFRICANA

Grupo Caixa-Preta realiza o
IV Encontro de Arte de Matriz Africana

Atividades gratuitas promoverão a troca de experiências e saberes entre grupos locais e de outros estados brasileiros

Ocorre, de 14 a 20 de dezembro, o IV Encontro de Arte de Matriz Africana realizado pelo Caixa-Preta, desde 2006, visando promover uma aproximação entre as diversas modalidades artísticas de matriz africana, de teatro, dança, artes plásticas e cinema do Rio Grande do Sul e do Brasil. O evento possibilita a troca de experiências, pesquisas estéticas e conhecimentos ocupando espaços tradicionais dedicados às artes cênicas. É uma celebração à diversidade e à brasilidade, marcada pela afirmação das múltiplas identidades populares. As atividades ocorrerão no Teatro de Arena, no Teatro Renascença e na Sala Álvaro Moreyra, entre outros espaços de Porto Alegre


Durante sete dias, o Caixa-Preta, em conjunto com a Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre e outros colaboradores, promoverá apresentações de espetáculos, leituras dramáticas, mostras fotográficas, oficinas e debates sobre a produção artística negra, favorecendo a discussão sobre a arte de matriz africana e estabelecendo parâmetros estéticos com vistas a propor novos modelos. Todas as atividades terão entrada franca.

A quarta edição trará novidades, entre elas o espetáculo “Ensaio Sobre Carolina”, do Grupo Os Crespos, formado por Gal Quaresma (Os Sertões) e Sidnei Santiago (ator de “Caminho das Índias”), “A Receita” e o “Espetáculo”, de Luiz de Abreu (“Samba do Crioulo Doido”), além de Júlio Moracen (Cuba), Toni Edson (Florianópolis) e Evani Tavares (Salvador).

Também haverá a estréia do mais recente espetáculo do Caixa-Preta, “Estudo sobre O Osso de Mor Lam”, a partir do texto "O Ossso de Mor Lam", do senegalês Birago Diop, sob direção de Jessé Oliveira, sendo a primeira incursão do grupo à dramaturgia africana. Depois do impacto de obras como “Hamlet Sincrético” e “Antígona Br”, o Grupo investe numa linguagem despojada, abusando da convenção teatral como recurso cênico.

O IV Encontro de Arte de Matriz Africana destacará, ainda, o espetáculo de dança “Chão”, da companhia Xirê – Jogo de Dança, com o bailarino Robson Duarte, e “Madrugada, Me Proteja”, ambas com direção de Jessé Oliveira.


Oficinas

Oficina - A Capoeira de Angola no Treinamento do Ator - Evani Tavares (Salvador)

Afro contos - Toni Edson (Florianópolis)

- Oficina Caixa-Preta de Música, com Luiz André da Silva (Porto Alegre)

Debate

A performance negra e teatralidade contemporânea
Julio Moracen – ator diretor e professor (Cuba)
Jose Fernando Azevedo - São Paulo diretor e professor
Evani Tavares - atriz e pesquisadora – (Salvador)

O artista negro e sua formação – o contexto educacional
Toni Edson – ator, diretor e professor
Luiz de Abreu ( Salvador) bailarino e coreógrafo
Jessé Oliveira - Diretor e iluminador

Leandro Machado (Porto Alegre) e Grace Patterson

Outras atrações:

Feijoada Preta - dia 20 de dezembro, 12h
A tradicional feijoada será preparada pelo gourmet Dagoberto Lucas Barreto e irá ocorrer no saguão do Centro Municipal de Cultura (Avenida Erico Veríssimo, 307). Participação especial da banda General Groove.

Festa do Embaraço - Dia 18 de dezembro, sexta-feira, 23h
Extraordinariamente inovadora, a Festa do Embaraço traz performaces com atores do grupo CAIXA-PRETA, shows com artistas convidados, além de muita Black Music. O grupo busca, desta forma, valorizar aqueles cantores negros que fazem e fizeram parte da história da música nacional e internacional. Em sua VI Edição, a Festa do Embaraço chega agitando o coração da Cidade Baixa, no Mr. Dam - PUBlic Ambient (José do Patrocínio, 824), ao som de DJ Fausto e banda B&B, além de muitas surpresas reveladas pelos atores do grupo.

Ponto de Encontro - com DJ Guto (Africanamente) –
Saguão do Centro Municipal de Cultura - Avenida Erico Veríssimo, 307


Informações sobre grupos visitantes

Ensaio sobre Carolina – Os Crespos (São Paulo)
A Companhia Os Crespos é uma das mais importantes de São Paulo, entre seus componentes estão Sidnei Santiago, que atuou na novela Caminho das Índias, como o jovem com distúrbio mental, e por Gal Quaresma, ex-integrante do Bando Olodum e da Uzyna Uzona, no espetáculo Os Sertões.
Baseado em Quarto de Despejo, Diário de Uma Favelada, diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus (1914-1977), flerta com a performance num espetáculo moderno e vigoroso.
Em 2007 o grupo excursionou pela Alemanha, participou do Festival Theaterformer e uma curta temporada no Teatro Volksbühne, em Berlim. No mesmo ano a companhia estreou Ensaio sobre Carolina, com a direção de José Fernando de Azevedo (professor da Escola de Artes Dramáticas da USP, dramaturgo e diretor integrante do Teatro de Narradores, em São Paulo).

Espetáculo – Luiz de Abreu (São Paulo/ Salvador)
De Luiz de Abreu, um dos mais destacados e polêmicos bailarinos do País. Esteve no Porto Alegre em Cena com o badalado e discutido “Samba do Crioulo Doido”, que circulou por todo Brasil, além de visitar América do Norte e Europa. Realizador ligado à pesquisa formal que dialoga com a questão racial, por meio de uma estética vigorosa e provocativa.

Estudo sobre O Osso de Mor Lam – Caixa-Preta (Porto Alegre)
O mais recente espetáculo do Caixa-Preta, que pela primeira vez encena texto de autor africano, o senegalês Birago Diop, que já foi realizado por Peter Brook, em 1979. O Grupo investe, cada vez mais, em uma linguagem corporal acentuada e em signos culturais de forte apelo visual.

QUINTA-FEIRA (17 / 12) as 21hs NA SALA ÁLVARO MOREYRA

Chão
– Xirê – JogodeDança (Porto Alegre)
O já experimentado espetáculo transita por elementos da cultura religiosa afro-brasileira e, ao mesmo tempo, flerta com o que há de contemporâneo na dança. Participou de eventos ligados à dança como Dança Alegre Alegrete e Mostra SESC, Diálogos da Dança, além de ter cumprido roteiro de apresentações em terreiros da Cidade e do Interior do Estado.


CHÃO - foto : Bruno Gomes



Madrugada, Me Proteja – Caixa-Preta (Porto Alegre)
Trabalho do Caixa-Preta, com texto de Cuti (Transegun), primeiro solo de Silvio Ramão, um dos integrantes mais destacados do Grupo, indicado ao Açorianos de Melhor Ator Coadjuvante, em 2005, por Hamlet Sincrético.


Oficinas e Palestras

Toni Edson
Toni Edson, natural do Sergipe, é ator, dramaturgo, compositor, arte-educador e pesquisador de cultura africana no Brasil. Formado em Artes Cênicas pela Udesc, cursa o mestrado em literatura brasileira na UFSC e integra os grupos Africatarina e Cachola no Caixote.

Julio Moracen (Cuba)
Possui graduação em Licenciatura em Artes Cênicas pelo Instituto Superior de Arte (1996),concluiu o doutorado em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo em 2004. Cursa doutorado em Etnologia y Etnoantropologia em la Universitá Degli Studi Sapienza, Roma desde 2006.
Investigador do Centro de Teatro y Danza de la Habana, publicou três artigos em periódicos especializados e 11 trabalhos em anais de eventos. Possui dois livros publicados. Possui dois softwares e outros quatro itens de produção técnica . Participou de 13 eventos no exterior e 20 no Brasil. Recebeu seis prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Artes, com ênfase em Teatro e Antropologia.
Em suas atividades profissionais interagiu com um colaborador em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu Currículo Lattes, os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Etnocenologia, Performance negra, Antropologia y Teatro, Etnomusicologia, africanidades, Historia de Cuba, Historia de Ãfrica (afro-america), Processos de identidades culturais nas migrações, teatro caribenho e teatro negro-africano.

* em breve banner com toda programação

Assessoria de Imprensa:
Silvia Abreu (MTB 8679-4) - Fone: (51) 92772191 – 84869779 - 08/12/09
1
Silvia Abreu – Consultoria Integrada de Marketing – CNPJ 94.353.539/0001-78
Vasco Alves, 338 / 504 | Centro | CEP 90010-410 / 9277.2191 | silviaabreu.comunica@gmail.com

Nenhum comentário: